COMO PARTICIPAR
Veja como é fácil:
Basta você separar os materiais recicláveis de acordo com a imagem a seguir e armazenar em sacos plásticos ou caixas, sem misturar com restos de alimentos e lixo dos sanitários (banheiros) e colocando na lixeira no dia de atendimento no seu bairro (veja o mapa acima) .
Dica:
Para evitar que seu material não seja coletado acumulando em sua casa, ou espalhado pelo rua, devido a ação de animais e/ou catadores informais, deixe na lixeiras algumas horas antes do caminhão da coleta passar na sua rua.
Lembre-se que o caminhão da coleta seletiva é diferente.
ASCARS
Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis (UTR)

Rua General Osório, nº 1.840
Horário de atendimento:
7h00 até 17h00
(segunda a sexta-feira)
ASCARS
Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis (UTR)
Se seu bairro não é atendido com o serviço de coleta seletiva, ou por algum motivo você não colocou os recicláveis para coleta, saiba que você pode levá-los até o Galpão de Triagem da ASCARS.
Rua General Osório, nº 1.840
Horário de atendimento:
7h00 até 17h00
(segunda a sexta-feira)

PROGRAMA MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA
Objetivando a prestação de um serviço de melhor qualidade, por meio do fortalecimento gerencial e da reorganização de procedimentos a serem adotados na operação do serviço de coleta seletiva, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã elaborou o Programa Municipal de Coleta Seletiva (PMCS).
O PMCS é um instrumento de planejamento que objetiva nortear de forma minuciosa e estruturalmente o manejo dos resíduos recicláveis secos e úmidos (orgânicos e rejeitos), considerando o horizonte de 20 anos, de forma a melhorar a eficiência, aumentar a recuperação de materiais recicláveis, potencializar a geração da inclusão social e emancipação econômica dos catadores formalmente organizados, bem como promover o atendimento as premissas legais.
O que espera-se do PMCS de Ponta Porã?
-
Prestação de um serviço de melhor qualidade a partir do fortalecimento institucional e gerencial do município e da associação de catadores;
-
Maior sensibilização da população para a importância do consumo sustentável e para o princípio de Reduzir, Repensar, Reutilizar, Reciclar e Recusar (5 Rs);
-
Ampliação gradativa, conforme viabilidade técnica e econômica, do serviço de coleta seletiva de resíduos domiciliares pela modalidade porta a porta;
-
Maiores índices de recuperação de resíduos recicláveis;
-
Incentivo de um modelo de logística reversa aplicável à realidade local;
-
Agregar maior valor aos resíduos sólidos e propiciar a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos, por meio de um planejamento eficaz;
-
Engajamento da sociedade nas ações propostas, despertando a corresponsabilidade socioambiental;
-
Promover a conscientização e fomentar a educação ambiental na população de Ponta Porã.
CONFIRA AQUI O PLANEJAMENTO
Apresenta as informações de Ponta Porã obtidas a partir de dados secundários informados pelos gestores e responsáveis pelos diversos setores que abrangem a gestão dos resíduos sólidos, e levantadas a partir da coleta de informações por meio de vistorias e análises técnicas, que resultam no diagnóstico situacional realizado no período de março a junho de 2018. Neste produto consta também o relatório da percepção da população ponta-poranense, o qual tem por base a aplicação e validação de 2.023 questionários na sede municipal, realizados de forma presencial e digital.
Também aborda o prognóstico do sistema de coleta seletiva, trazendo estimativas da projeção populacional e das diversas tipologias de resíduos em Ponta Porã. Ainda, o documento analisa cenários para o sistema, de modo a traçar o cenário planejado mais adequado para o município.
Apresenta o planejamento estratégico para o serviço de coleta seletiva de Ponta Porã, além de apresentar investimentos necessários para o fortalecimento institucional, administrativo, operacional e de modernização tecnológica com inclusão socioeconômica no serviço de coleta seletiva.
Também traz diretrizes técnicas para o serviço por meio de um conjunto de instruções e indicações que deverão ser seguidas para a estruturação do cenário planejado e sanar as deficiências do sistema de coleta seletiva.
Apresenta o detalhamento das infraestruturas e dos procedimentos técnicos e operacionais relacionados com os serviços de manejo diferenciado dos resíduos sólidos em Ponta Porã, detalhando a estimativa de investimentos necessários e custos operacionais do sistema.
Propõe mecanismos de monitoramento e acompanhamento referentes aos indicadores para avaliação do progresso obtido a partir da efetivação do planejamento, objetivando validar o aperfeiçoamento do sistema de coleta seletiva, bem como a gestão para a prestação destes serviços com eficácia e eficiência.
COLETA SELETIVA
O serviço de coleta seletiva realizado em Ponta Porã se refere ao recolhimento porta a porta dos resíduos sólidos secos (recicláveis e reutilizáveis) previamente separados pela população e colocados para a coleta nos dias e horários definidos pela Prefeitura Municipal, conforme ilustrado no mapa abaixo.
O material coletado é encaminhado para a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Ponta Porã- ASCARS, onde é realizada a triagem separando os materiais por categorias: papel, papelão, metal e vidro.
Verifique se no seu bairro está disponível o serviço de coleta seletiva e participe. Acompanhe a evolução e ampliação dos serviços e contribua! Sua participação auxilia na economia de recursos naturais, na preservação do meio ambiente, além de garantir melhor qualidade de vida e saúde à população.