top of page

PMCS PONTA PORÃ

     O PMCS Ponta Porã é um instrumento que objetiva planejar de forma minuciosa e estruturalmente o manejo dos RSD Secos (recicláveis) e Úmidos (orgânicos), durante um horizonte de 20 anos, de forma a melhorar a eficiência, majorar a recuperação de materiais, potencializar a geração de emprego, renda e inclusão social, bem como promover o atendimento as premissas legais.

QUAL O OBJETIVO DO PLANO? 

Por que elaborar?

O que espera-se do PMCS de Ponta Porã?

  • Necessidade de atualização e complementação dos Programas e Ações existentes no município;

  • Baixo índices de recuperação de resíduos secos (recicláveis), embora existe iniciativas locais por parte do Poder Público;

  • Inexpressivos índices de recuperação de resíduos úmidos (orgânicos);

  • Insuficiência das ações de Educação Ambiental voltadas para as temáticas Manejo de Resíduos Sólidos e Consumo Sustentável;

  • Deficiência na inclusão dos catadores de materiais recicláveis no sistema;

  • Insuficiência na capacitação e organização dos catadores de materiais recicláveis;

  • Falta de incentivo para a indústria de reciclagem no âmbito municipal;

  • Deficiência do sistema de logística reversa para alguns dos resíduos alvos da obrigatoriedade.

  • Prestação de um serviço de melhor qualidade a partir do fortalecimento institucional e gerencial do município;

  • Maior sensibilização da população para a importância do consumo sustentável e para o princípio de Reduzir, Repensar, Reutilizar, Reciclar e Recusar (5 Rs);

  • Otimização dos equipamentos utilizado nos Locais de Entrega Voluntária (LEVs);

  • Ampliação do serviço de coleta seletiva de resíduos domiciliares pela modalidade porta a porta;

  • Maiores índices de recuperação de resíduos secos e úmidos;

  • Proposição de um modelo de logística reversa aplicável;

  • Agregar maior valor aos resíduos sólidos e propiciar a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos, por meio de um planejamento eficaz;

  • Diminuição dos resíduos destinados ao lixão municipal e consequentemente diminuição da poluição ambiental;

  • Engajamento da sociedade nas ações propostas, despertando a corresponsabilidade socioambiental.

PLANEJAMENTO:

     O conteúdo e regrado por um termo de referência. Com base nisso, o PMCS de Ponta Porã foi divido em 9 produtos sendo expostos abaixo:

Produtos:

Produto 3.1 - plano de trabalho

O plano de trabalho é o documento que oferece uma melhor compreensão da essência do projeto, a partir da definição da metodologia, dos procedimentos e processos ao longo da etapa de elaboração do planejamento para o município.

Produto 3.2 - plano de mobilização social

O plano de mobilização social descreve as formas de envolvimento e participação da comunidade ponta-poranense na construção do PMCS, a partir da definição das etapas de mobilização durante a elaboração do planejamento para o município.

P_20180517_203757.jpg
P_20180515_073809_p.jpg
P_20180515_082806.jpg
DSC08842.JPG

Produto 3.3 - diagnóstico situacional

O diagnóstico situacional apresenta as informações de Ponta Porã obtidas a partir de dados secundários informados pelos gestores e responsáveis pelos diversos setores que abrangem a gestão dos resíduos sólidos, e levantadas a partir da coleta de informações por meio de vistorias e análises técnicas, que correspondem ao diagnóstico situacional do período de março a junho de 2018. Destaca-se neste produto o relatório da Percepção da População ponta-poranense, o qual tem por base a aplicação e validação de 2.023 questionários na sede municipal, realizados de forma presencial e digital.

GALPÃO DE TRIAGEM DA ASCARS

VEÍCULO DE COLETA SELETIVA

RECEBIMENTO DE EMBALAGENS  DE AGROTÓXICAS 

RECOLHIMENTOS DE PNEUS

Produto 3.4 PROGNÓSTICO

O prognóstico do sistema de coleta seletiva traz informações sobre a projeção populacional e das diversas tipologias de resíduos em Ponta Porã. Ainda, o documento propõe cenários para o sistema, de modo a traçar o cenário planejado mais adequado para a prospecção do sistema.

Produto 3.5 - OBJETIVOS, METAS, PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES

O produto 3.5 apresenta o planejamento estratégico para o sistema de coleta seletiva de Ponta Porã, além de apresentar investimentos necessários para o fortalecimento institucional, administrativo, operacional e de modernização tecnológica com inclusão socioeconômica do sistema de coleta seletiva.

Produto 3.6 - DIRETRIZES TÉCNICAS

O diretrizes técnicas estabelece um conjunto de instruções e indicações que deverão ser seguidas para a estruturação do Cenário Planejado e sanar as deficiências do sistema de coleta seletiva.

Produto 3.6 - OPERACIONALIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA 

A operacionalização do sistema de coleta seletiva apresenta o detalhamento das infraestruturas e dos procedimentos técnicos e operacionais relacionados com os serviços de manejo diferenciado dos resíduos sólidos de Ponta Porã. Ainda, explicita sobre os custos de Investimentos e Operacionais do sistema.

Produto 3.7 - MECANISMO DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO 

Os mecanismos de monitoramento e acompanhamento, referente aos indicadores para avaliação do progresso obtido a partir da efetivação do planejamento do PMCS Ponta Porã, objetivando validar o aperfeiçoamento do sistema de coleta seletiva, bem como a gestão para a prestação destes serviços com eficácia e eficiência.

Produto 3.8 - VERSÃO PRELIMINAR

A versão preliminar estabelece um conjunto de especificações relacionadas com a implantação e readequação de instalações, dispositivos e estruturas que deverão ser consideradas para o sucesso do sistema de coleta seletiva. Ademais, o mesmo visa o detalhamento técnico dos serviços de coleta diferenciada da parcela reciclável seca gerada pela população ponta-poranense, considerando fatores ambientais, sociais e econômicos para a melhor proposição do sistema. Este documento é a consolidação dos produtos anteriores (3.3 a 3.7), trazendo atualização dos valores e diretrizes das estruturas, de modo que o PMCS seja uma ferramenta de planejamento exequível e eficiente para Ponta Porã.

Produto 3.9 - VERSÃO FINAL

Consolidação final do Programa, considerando todas as contribuições exequíveis e tecnicamente válidas recolhidas nas apresentações.

bottom of page